quinta-feira, 28 de julho de 2011

Casa da Rua do Vinagre, nº19.


A casa da rua Marechal Floriano Peixoto, 378; Que no século XIX e início do XX, o endereço era: Rua do Vinagre, nº 19, possui uma bela história relatada por Juca Maciel:
Em 1850, os mestres de obras portugueses Joaquim Alves Canteiro e José Mendes Portal contratados para a construção da Igreja Matriz, a qual teve as obras paralizadas em 1849. Joaquim adquire terras na rua do Vinagre e com ajuda de Portal constroem a casa, primeiramente a parte das três janelas e uma porta e a vendem em 1870 para o Sr. Chico Soares que em 1878 manda erigir a segunda etapa da casa, as duas portas seguintes(que por cerca de 50 anos abrigou o cartório de Registro de Imóveis e depois o Museu Juca Maciel), Neste novo lance, Chico Soares abriu Casa de Comércio, vendendo aos Poloneses, imigrantes que foram destinados para a Baixa Grande e que alí vinham comprar, suprindo-se de secos e molhados. Com o negócio prosperando, o estabelecimento foi ampliado em 1888, com um depósito para as mercadorias e produtos vindos do interior.
Posteriormente Chico Soares foi para Gravataí, herdando a propriedade sua filha Chiquinha, casada com Jacob Barth e este, em 1916, permutou a casa com o Cel. José Maciel, que morava na casa da esquina da XV de Novembro com Borges de Medeiros(ao lado do bar 662).
Nos anos de 1920 a 1922 alí residiu a família do Cel. Paulo Maciel de Moraes, parente do Cel. José Maciel.
Dnª Julieta Bemfica, nesta casa, deu aulas como professora da Vila e por decreto estadual em 3 de abril de 1922, foi criado o Grupo Escolar de Stº Antº da Patrulha, permanecendo alí até a construção do Gregória de Mendonça, inaugurado em 1940.
Em 1933, Juca Maciel empreende uma reforma nas casas, feito em época de férias, pelo pedreiro Italiano Lourenço Message que recuperou o telhado e e assoalho e paredes de estuque pelos pedreiros Italianos moradores no Monjolo conhecidos por "os Zefa". Na ocasião foram trocadas as janelas, perdendo assim a arquitetura colonial
Em 1987, a atual proprietária, Véra Maciel Barroso(filha de seu Juca), iniciou a restauração buscando a originalidade da construção. Num próximo post descreveremos sobre o Museu Juca Maciel e seu Inspirador José maciel Júnior, um apaixonado por sua terra.
Compilado do texto do livro: Stº Antº da Patrulha Re-Conhecendo Sua História.
Fotos: Museu Caldas Júnior e acervo do jornal A Fonte.
Início do século XX. Até a 3ª janela(esq.)construção de 1850, as duas portas seguintes, 1878, últimas portas, 1888.

1992.
2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário