terça-feira, 31 de maio de 2011

Tributo ao Padre Wunibaldo Backes.

Wunibaldo Backes, nasceu em Santa Cruz do Sul em 23 de outubro de 1902 e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1927.
Suas duas passagens por Santo Antonio da Patrulha em 1932/42 e 1944/54, deixaram marcas profundas e históricas que jamais esqueceremos.
Homem enpreendedor tinha visão além de seu tempo; Sua função de cuidar da vida espiritual do povo como pastor da Igreja, não o impediu de preocupar-se com a situação sócio-econômica da comunidade.
Quando da sua chegada em 1932, encontrou um município com grande atraso econômico e a situação educacional da comunidade era preocupante, pois havia na época falta de recursos e falta de escolas secundárias e superiores. A grande maioria das crianças tinha que frequentar um curso primário irregular e deficiente.
Por entender que, numa comunidade, a educação era a mola propulsora do desenvolvimento, partiu para a fundação do Colégio Paroquial em 1933, frequentado somente por meninos. Com o passar dos anos e  percebendo que também as meninas necessitavam de uma educação aprimorada, conseguiu trazer para Santo Antônio as Irmãs Escolares Nossa Senhora e fundou em 1940 o Colégio santa Teresinha, encerrando assim o ciclo do Colégio Paroquial.
Deixou-nos um grande legado e suas obras estão materializadas no nosso dia a dia, tais como o Colégio Santa Teresinha, a casa Canônica, o Salão Paroquial(antigo), os muros e as escadarias da Matriz, a Via-Sacra, o Altar mor e a imagem de Santo Antônio no interior da Igreja.
No interior do município realizou diversas construções e reformas de Igrejas, Salões e escolas, mas o maior legado que nos deixou foi seu exemplo de humildade, de bondade, de sua firmeza e lucidez no empenho que tinha para mostrar o caminho da fé cristã ao povo, da sua palavra amiga orientando a todos que o procuravam.
É inegável a importância do trabalho que o Padre Wunibaldo aqui realizou, e o quanto ele representou para o verdadeiro renascimento econômico, cultural e religioso de Santo Antônio da Patrulha.
Por merecimento, foi distinguido no dia 1º de abril 1951, com o título de "Cônego Honorário" da Arquidiocese de Porto Alegre.
Em 1965 a Camâra Municipal lhe concedeu o título de Cidadão Patrulhense.
Faleceu em sua cidade natal em 18 de março de 1996.
Compilado do texto de Jaime Nestor Müller, do livro Ruas de Santo Antônio da Patrulha, vol. V.
Fotos: Museu Caldas Júnior, Fernando Lauck, Ana Rosa Collar, Jaime Müller, do livro Reminiscências de Minha terra- Juca Maciel, do livro Stº Antº da Patrulha nas Memórias do Padre Wunibaldo e Revista do Colégio Santa Teresinha. Carta: Mario Antonio Barcelos.
Cônego Wunibaldo Backes.
Alunos do Colégio paroquial no ano de sua fundação-1933.
Ao centro, o Cônego Wunibaldo eo Prof. Menandro de Oliveira.
Colégio Santa Teresinha, em 1945. 1ª etapa.
Ginásio Santa Teresinha. 1949.
Inauguração da Casa Canônica. 1953.
Casa Canônica de Catanduva Grande.
Festa do Divino de 1952.
Grande presença da população. Festa do divino, 1952.
1992.
Construção da terceira fase do Salão Paroquial, em 1949.
Complexo Religioso e Educacional.
Histórica carta escrita para o Mario Antonio Barcelos,  pouco mais de um mês antes do falecimento do Cônego.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário